Quinta de Soutelos

O vinho com alma para todos os momentos
Wine with soul for all moments

Um pouco mais de História

Um pouco mais de História

+ Vinho e Vinha 🕔May 27, 2020 0 comments

A memória coletiva guarda o passado, permitindo conhecê-lo. A identidade do povo português está ligada ao que resiste à passagem do tempo. “Portugal gosta de vinho. Da vinha”.  É o país do mundo com maior percentagem de território dedicado à viticultura (Grandes Escolhas, 2018).

Desde os primórdios dos tempos, o vinho ocupa um lugar de destaque nas mais diversas civilizações. Acredita-se que os nossos antepassados se tenham cruzado com a videira, uma planta até então selvagem. Com a finalidade de melhorar a qualidade e quantidade dos seus frutos, aprenderam a tratá-la, começando assim a conversão das uvas, um fruto saboroso e nutritivo, num preciso néctar.

Atualmente, utilizam-se algumas técnicas primitivas de tratamento da videira, como a poda, uma vez que a planta só origina frutos com qualidade enológica se for podada e a sua vegetação controlada.

A apanha da uva, tanto manual como mecânica, é feita consoante as condições climatéricas e o grau de maturação das uvas, variando, assim, a época da colheita. Posteriormente, o vinho é obtido através do sumo das uvas fermentado, sendo importante realçar a utilização exclusiva de frutos de qualidade.

Com uma elevada carga simbólica, o vinho inspirou mitos e lendas, tornando-se um produto central na cultura das civilizações ocidentais.

No Comments

What people say

Write a Comment

Join the conversation